sábado, 8 de outubro de 2016

Conversando com alguém sobre investimento

Fala galera!

Não sei se alguém já tentou explicar um pouco para alguém que não investe nada. Experimente. É uma tarefa árdua. Algumas pessoas que conversei falam que é pouco o retorno, por exemplo, investir 1000 reais em um FII para ter 10 reais por mês de retorno. Isto é pouco para essa pessoa. Fico pensando: quanto será que ela queria ganhar? Investir 1000 reais e 100 reais de retorno? Seria plausível pra ela?
Acho que isso está na pouca instrução que temos sobre investimentos. Parece que as pessoas não se preocupam com isso, não pensam em guardar ou juntar para alguma coisa. É muito nítido o pensamento da APOSENTADORIA.

"Quando eu me aposentar... "



Acho que elas esquecem que querendo ou não estão investindo nessa bagaça. O governo arrecada e depois "retorna" isso. É compulsório na maioria dos casos. Tudo bem, aí eu tento explicar e a pessoa acha "mais seguro" e "garantido" desse jeito. Cacete! Aí eu tento falar do Tesouro Direito que é um jeito de investir tão seguro quanto poupança. O argumento é que é difícil demais. Desisto.


Em seguida, pergunto como vai o Flamengo. Já li em algum blog que melhor manter segredo, investir em silêncio e tal. Agora estou começando a entender.

Vocês já tiveram algum caso parecido?

15 comentários:

  1. Ola EP.

    Eu nao falo com quase ninguem sobre investimentos, evito ao maximo, pois perdi a fé e a paciência.

    Eu conto tudo no meu blog, mas para pessoas pessoalmente nao conto.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou começar a adotar isso. É até melhor e, de fato, as pessoas não precisam saber.

      Abraço, VdC!

      Excluir
  2. Sim, não dá para ficar falando de investimento com brasileiros convencionais. Também tive esse problema há alguns anos atrás quando comecei a estudar investimentos e às vezes tentei introduzir o assunto para alguém convencional. Por isso, também, que resolvi fazer o meu blog.

    Coloquei você na minha Blogroll

    https://capitalismus.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, realmente não dá. Melhor fazer as coisas em silêncio.
      Tudo bem, vou te adicionar na minha blogroll também.

      Abraço!

      Excluir
  3. EP, cara é difícil mesmo.
    Mas tá ai um assunto que sempre puxo com qualquer candidata a namorada.
    Se ela, depois de algumas conversas, não se interessar nada pelo assunto, pulo fora, pois o relacionamento custará muito caro pra mim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa dica rs!
      Verdade mesmo, se não se interessar muito fica complicado e acaba tendo que lidar com uma pessoa que pensa muito diferente de você.
      Abraço!

      Excluir
  4. Tem porta que tem de ser aberta de dentro p fora e n de fora p dentro. Se alguém que vc gosta pedir ajuda, ajude com prazer e compartilhe seus conhecimentos, enquanto este momento não chegar, mantenha-se calado acerca de investimentos, essa costuma ser a atitude inteligente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Acabei descobrindo da pior maneira. Fico em dúvida até sobre os que vem perguntar alguma coisa. Normalmente, acham que você já é super rico ou coisa do tipo. E por ser super rico, sabe a dica de ouro para deixa lá super rica também.

      Excluir
  5. Venha ver a sua colocação no ranking geral!

    ResponderExcluir
  6. E quando vc fala e a pessoa fala que o melhor é comprar imóvel financiado em 30 anos e por pra alugar kkk

    ResponderExcluir
  7. E quando vc é surpreendido pela pessoa que fala que o melhor investimento é comprar um imóvel financiado em 30 anos e por pra alugar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Eric! Sim, a "cultura de comprar e vender" imóveis é muito forte no Brasil. Mas tratar isso como "melhor investimento" é forte demais. Cada caso é um caso. Existem as compras de oportunidade, existem as compras justas e existem as burradas. Muitas pessoas fazem 'burradas'.
      Abraço!

      Excluir
  8. Olá EP, isso é complicado, eu também já desisti de conversar sobre investimentos também. A maioria das pessoas não estão interessadas.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Não se interessam até precisar de alguma coisa. As pessoas gostam de depender do Estado.
      Abraços

      Excluir